quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como Administrar Uma Igreja com Clareza e Transparência ?




Entendemos que a administração é um dom divino e que este dom é indispensável para o bom funcionamento de qualquer equipe de ministério e principalmente de toda uma Igreja. Ao se dedicar integralmente a liderança em lugar da administração, o pastor certamente colhera frutos de um ministério bem sucedido. Desta forma necessita-se que na equipe pastoral tenha uma pessoa com este dom, que possam tirar a sobrecarga do pastor no que diz respeito a responsabilidades administrativas. Esta pessoa deverá compor uma equipe competente, munida de infra estrutura e ferramentas automáticas de gestão financeira para garantir o bom funcionamento e desempenho da rede Pastoral e Ministerial.


Diferenças entre Liderar e Administrar

Liderar                                             Administrar
1. Dar direção                                 1. Dar estrutura
2. Mostra o caminho                       2. Mostra processos
3. Motiva, inspira os liderados      3. Organiza as pessoas
4. Cria a visão                                 4. Desenvolve a visão (ação)
5. Tem a voz de comando             5. Facilita a comunicação

A cada dia, iremos abordar uma das oito expressões Administrativas imprescindíveis na vida de uma Igreja. Conhecer essas expressões administrativas ajuda a perceber o quanto que essa atividade é importante na vida de uma igreja.

Neste Post Iremos Abordar a primeira:

1. Planejamento Estratégico: Igrejas bem administradas sabem para onde estão indo. Elas possuem uma declaração de visão e missão, tem estratégias e valores centrais claramente definidos, um cronograma que norteia suas atividades com objetivos e alvos a curto, médio e longo prazo, e um organograma que permite a todos visualizarem como a igreja está estruturada dentro da visão.

Uma visão sem plano (que inclua metas mensuráveis) é simplesmente um sonho. Dificilmente se realizará.


Até amanha !



Referências:
http://malucoporjesus.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário